quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Somos pessoas diferentes no real e no virtual?



As atuais formas de representação que temos de nós mesmo, como diz Roger Chartie (O Mundo como representação) uma representatividade virtual faz com que eu questione as redes sociais como (o próprio nome diz "sociais") mais aí vem a questão, somos pessoas diferentes no real e no virtual?

Com a atual conjuntara que as redes trouxeram no "bum" da tecnologia e principalmente no acesso à internet no Brasil, ou seja, a facilidade e o acesso à preços baixos (digo baixo comparando ao começo do acesso a rede no começo dos anos 90) que era caro e de uma lentidão enorme.




Eu acessei no começo das primeiras salas de bate papo e também no antigo MIRC onde conversávamos com pessoas do Brasil inteiro sobre bandas, livros, e outras coisas, isso na adolescência até a aparição do Orkut, que pensava ser maravilhoso ter um perfil seu para que outras pessoas pudessem ver seus gostos e interagir com elas através dos bate papos, lembro que o começo do Orkut a pessoa só poderia te conhecer pra você ter esse perfil para poder entrar e tinha um site que burlava isso para que qualquer um pudesse entrar (era só mandar um e-mail).

Hoje temos o Facebook que também é um sistema de perfil e linha do tempo, o problema e ver pessoas compartilhando notícias plantadas e/ou inventadas ser ver a fonte das próprias, quer seja político, cultural e de fatos, e isso assusta.

Mais aí entra a questão será que conseguimos debater com as pessoas nessa rede social como se conseguisse falar pessoalmente? Isso é difícil de responder, mais posso dizer que conheço pessoas reais que são muito diferentes no virtual e fazem com que pense nessas questões.

Não quero fazer maniqueísmo aqui, longe disso, mas essas questões são pertinentes nesse "mar" que a internet é, e  que pode ter tubarões dizendo-se que são sereias!!!!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Entenda a Operação Lava Jato




O que é a Operação Lava Jato?

Deflagrada em 17 de março de 2014 pela Polícia Federal (PF), a Operação Lava Jato desmontou um esquema de lavagem de dinheiro e *evasão de divisas que movimentou cerca de R$ 10 bilhões. De acordo com a PF, as investigações identificaram um grupo brasileiro especializado no mercado clandestino de câmbio.A Petrobras está no centro das investigações da operação, que apontou dirigentes da estatal envolvidos no pagamento de propina a políticos e executivos de empresas que firmaram contratos com a petroleira.




*A evasão de divisas é um crime financeiro por meio do qual se enviadivisas para o exterior de um país sem declará-lo à repartição federal competente. A Evasão de Divisas também pode ser chamada deEvasão Cambial. 

Entre os delitos cometidos: Estão tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas e desvios de recursos públicos.


Onde? Em Curitiba (PR) e outras 16 cidades paranaenses, só na primeira fase da operação, em março. Os agentes federais também cumpriram ordens judiciais em outras seis unidades da federação: São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Mato Grosso. Na sétima fase da operação, deflagrada em novembro, houve mandados de prisão, busca e apreensão e ações coercitivas no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em Pernambuco e no Distrito Federal.


O juiz Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça, aceitou todas as denúncias oferecidas pelo Ministério Público Federal (MPF) contra investigados na sétima fase da Lava Jato. Ao todo, 39 suspeitos se tornaram réus no processo.


Presos:  O doleiro Alberto Youssef, que foi apontado como chefe do esquema.Também foi preso, na etapa inicial da operação, o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Ele é investigado devido à compra, pela estatal, da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), sob suspeita de superfaturamento.


Na sétima fase da operação, 26 pessoas foram presas, incluindo os ex-diretores da Petrobras Renato Duque (liberado posteriormente) e Nestor Cerveró. Ao todo, 13 investigados continuam detidos na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.


A maior parte dos presos nesta etapa são executivos de empreiteiras que possuem contratos firmados com a Petrobras.

O último investigado a ser preso pela Polícia Federal foi o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró. Ele foi preso após voltar de uma viagem a Londres e foi levado para a Superintendência da PF em Curitiba.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/04/entenda-operacao-lava-jato-da-policia-federal.html


O que é um doleiro e qual o papel dele nos esquemas de lavagem de dinheiro?


Em síntese, o doleiro é um profissional que compra e vende dólares no mercado paralelo, ou seja, ele realiza transações não regulamentas ou não fiscalizadas pelo governo. Trate-se basicamente de um operador que utiliza-se do mercado ilegal, realizando suas operações a margem da lei.

Em geral, os doleiros estão envolvidos em grandes esquemas de lavagem de dinheiro, também conhecido como branqueamento de capital, nelas eles realizam verdadeiro malabarismos financeiros, que maquiam a origem ilícita do capital.

Assim o dinheiro arrecadado com a corrupção (e o crime organizado), podem ser limpos e utilizados para outros fins, como compra de imóveis, veículos, investimento em empresas efinanciamento de campanhas eleitorais.

Normalmente, eles (os doleiros) não são os chefes da estrutura, entretanto, para que possam dar fim as ações, acabam por conhecer todo o aparato. Talvez por isto, quase sempre escapem de uma punição séria e exemplar.


fonte: http://www.mundodrive.com/2014/10/doleiro.html



sábado, 7 de fevereiro de 2015

Crítica: Garota Exemplar



Garota exemplar é um filme que traz vigor ao gênero suspense, algo que faltavam nessa leva de filme de sustos fáceis, a história apenas superficial no começo traz a tona reviravoltas inesperadas, na verdade o filme tem um começo lento mas aos poucos o ritmo revigora.

Não dá pra esquecer a fascinante interpretação de Rosamund Pike e Ben Affleck, principalmente de Pike que faz questionar de onde veio essa atriz? que interpretação estupenda! deixando Affleck bem a baixo mas fazendo bem o marido "perdido" no caos da história, já a direção que conta com um dos melhores diretores da nova geração, David Ficher (que para mim fez uma das melhores adaptações de livros com "Clube da Luta"), que capta o desespero e a frieza com uma maestria excepcional, e com planos que cai bem na trama.

O que dá pra interpretar sem falar muito (para não estragar a surpresa), e que o filme é (em uma metáfora) como "ponta de iceberg" fazendo que aos poucos sejam mostrados as partes escondidas na água, é um filme que deve ser visto e pensado, principalmente a dura crítica que ele faz da mídia sensacionalista que vemos todos os dias na TV.

nota 4 de 5

pra quem gosta de: Zodíaco e Os Suspeitos(de 1996).

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Vernant e o ser professor




“Um professor age como um ator quando chega numa sala de aula. Mas existem diferentes formas de atuar. Podemos bater na mesa e mostrar toda a distância que separa alunos do professor. Podemos jogar o jogo contrário, e foi o que fiz quando dei aulas no colégio: não só sendo informal com os alunos, mas procurando abolir, até nas roupas e no vocabulário, qualquer indício de autoridade conferida por uma hierarquia social. Evidentemente, o professor sabe muito bem, seja qual for a estratégia que adotar, que não é a mesma coisa ser professor e ser aluno.”

* Esta reflexão resulta de notas de leitura da obra Entre Mito e Políticade Jean-Pierre VERNANT (São Paulo: Edusp, 2002). Todas as citações se referem a este livro.

Livro: O Martelo das Feiticeiras




O Martelo das Bruxas ou O Martelo das Feiticeiras (título original em latim: Malleus Maleficarum) é uma espécie de manual de diagnóstico para bruxas, publicado em 1487, dividindo-se em três partes: a primeira ensinava os juízes a reconhecerem as bruxas em seus múltiplos disfarces e atitudes; a segunda expunha todos os tipos de malefícios, classificando-os e explicando-os; e a terceira regrava as formalidades para agir "legalmente" contra as bruxas, demonstrando como processá-las, inquiri-las, julgá-las e condená-las. Institoris e Sprenger oferecem um guia passo a passo sobre como conduzir o julgamento de uma bruxa, desde a reunião de provas até o interrogatório (incluindo técnicas de tortura). Mulheres que não choravam durante o julgamento eram automaticamente consideradas culpadas de bruxaria.O Martelo das Feiticeiras, é provavelmente o tratado mais importante que foi publicado no contexto da perseguição da bruxaria do Renascimento. Trata-se de um exaustivo manual sobre a caça às bruxas, publicado primeiramente na Alemanha em 1487, e que logo recebeu dezenas de novas edições por toda a Europa, provocando um profundo impacto nos julgamentos de pessoas acusadas de bruxaria no continente por cerca de 200 anos. A obra é notória por seu uso no período de histeria da caça às bruxas, que alcançou sua máxima expressão entre o início do século XVI e meados do século XVII.