Este post faz parte do inicio da pesquisa sobre o Integralismo que faz parte da conclusão da graduação em História, aqui tento ver por simples pesquisa na internet, de artigo e sites, como o Integralismo ainda adere pessoas mais de 80 anos depois de sua fundação e ascensão(?), de ideologia influenciada pelo fascismo de Mussolini e se assemelhando com o nazismo de Hitler.
A Ação Integralista Brasileira foi fundado no ano de 1932, por Plínio Salgado, que era um escritor e jornalista, juntamente com Gustavo Barroso e Miguel Reale, foi através de uma visita à Itália que Plínio trouxe os ideais vistos em Mussolini e os camisas pretas. Com forte influencia nacionalista e com o Brasil vivendo um período turbulento na política nacional (estamos falando da Era Vargas) a ascensão de AIB foi rápida, aderindo muitos imigrantes, com sua maioria de italianos e alemães.
Nesta (rápida) introdução, em outro post vou falar mais sobre o Integralismo na década de 30, e vou me concentrar sobre ele hoje, sim ainda há uma gama de pessoas que seguem sua doutrina e participação de reuniões para discussão sobre os escritos de Plínio Salgado.
Com a extinção da AIB em 1937, nasceu em 2004 a Frente Integralista Brasileira a FIB, em sua página do Facebook, que tem mais de 5.000 curtidas, diz o seguinte:
"O Integralismo não é um partido, é um movimento.
É uma atitude nacional, um despertar de consciências.
É a marcha gloriosa de um povo"
Com extensa propaganda contra o estado atual do governo nacional, e contra democracia, pede para seus seguidores distribuir panfletos que questionam e menosprezam a inteligencia de quem lê (e pra deixar claro não sou petista, não sou direitista, nem nada dessas fajutos conceitos que o ser humano adora apontar para os outros). Num destes panfletos em pdf que a página do Facebook distribui está questionando a atual democracia do estado brasileiro com perguntas como: Nossa amada Pátria é independente? Não há escravidão aqui? Somos livres? Vivemos em um país democrático?
Veja aqui o panfleto!
Vindo de um, como eles mesmo definem "movimento", que tem forte influencia Fascista, e que já tentara um golpe de Estado, com um lema "Deus, Pátria e Família" podemos dizer que essa ideologia nos nossos tempos não traz benefício político e social para o Brasil, afirmam que o nosso sistema político não é "para o povo", qual povo? deles? isso me preocupa bastante de ainda existir uma extrema direita mesmo minoria hoje, difundindo ataques a nossa democracia. Se dizem nacionalistas mais atacam o Brasil de forma desinteligente e grosseira, se a direita estivesse no poder atacariam da mesma forma? O problema é ver esse grupo nas manifestações de 2013, na Marcha da Família, Marcha da Ditadura(?) e o que mais chama a atenção é essa "cruzada" contra o "comunismo" e o "liberalismo", o mascote é um galo verde, espero que ele cante sozinho na fazenda, e vire passado como já era para virar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário