sábado, 25 de outubro de 2014

Mapas Históricos: Aliados do professor

Publicado em Veneza no ano de 1556, este é um dos primeiros mapas a mostrar o Brasil individualmente.

Mapa Século 16

Para o historiador, os mapas históricos são ao mesmo tempo documentos de uma época, e, portanto, fontes históricas, e instrumentos indispensáveis para a compreensão de suas análises. Numa definição bem simples, e por isso relativamente consensual, do que é a disciplina História, poderíamos dizer que é o campo de estudo que, com métodos próprios, articula temporalidades, espaços e agentes sociais. Se concordarmos com essa definição, chega a ser redundante afirmar que o uso de mapas nas aulas de História é uma prática pedagógica obrigatória.

Entretanto, por vários motivos, essa prática tem andado muitas vezes ausente das salas de aula. Não se espante, portanto, se seus alunos não tiverem muita habilidade em lê-los, já que os mapas constituem uma linguagem específica, muito abstrata e que, assim como todas as outras, precisa ser bem ensinada para ser bem aprendida. Portanto, vamos começar pela definição: o que é um mapa?

É uma representação gráfica do espaço, constituída por três elementos básicos: escala, projeção e simbologia. Os mapas podem nos fornecer informações sobre quase tudo, desde a área física ou relevo até a quantidade de soldados ou naves de guerra de determinada região.

Para que o aluno consiga lê-los, ele deve dominar os três conceitos acima. Faça uma sondagem na turma, logo no início das aulas, e verifique o que você vai precisar desenvolver em relação à linguagem cartográfica.

Comece com o mapa político atual de seu estado ou do Brasil e peça aos alunos que o observem detalhadamente, ao mesmo tempo que vão fazendo inferências sobre o que leem: onde moram, litoral, sertão, limites, grandezas, etc.

Em seguida, discuta o processo de elaboração dos mapas – a tecnologia que está envolvida na sua produção. Hoje empregamos satélites, GPS, e chegamos ao detalhismo do Google Earth. Mostre mapas de outras épocas e comente as técnicas de sua elaboração e o papel político que desempenhavam, antes da disseminação da imprensa.

Peça que os observem novamente com atenção, que vejam todos os ornamentos laterais dos mapas antigos, suas proporções, a diferença entre as áreas detalhadas e os vazios. Lembre aos alunos que os vazios podiam ser propositais, poderiam esconder informações que não deveriam ser divulgadas.

Fonte: Nova Escola.

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