segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Eli Heil: Artista Catarinense


"Entrego-te as asas da minha vida, só tu podes fazê-las bem coloridas. Caí bem em cima do teu telhado para voltar ao passado, Por isso estás sofrendo. Dei minhas asas até o fim, que elas voltem lindas para mim. Então voarei novamente, pousarei outra vez em tua mente, sacudindo por toda a vida, as asas feitas por ti, Eli, querida..."



Eli Malvina Heil nasceu em 1929, na cidade de Palhoça, Santa Catarina. Viveu sua infância e juventude no município vizinho de Santo Amaro da Imperatriz, tornando-se professora de educação física. Oportunamente, mudou-se para Florianópolis, onde lecionou em um colégio da capital, antes de dedicar-se integralmente à atividade artística.

Pintora, desenhista, escultora e ceramista autodidata, participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Realizou um trabalho único, de difícil classificação, que na XVI Bienal Internacional de São Paulo foi catalogado como “Arte Incomum” (Art Brut). “A arte para mim é a expulsão dos seres contidos, doloridos, em grandes quantidades, num parto colorido”.

Em seu processo de criação utilizou os mais diversos materiais (saltos de sapato, tubos de tinta, canos de PVC, etc.) e inventou inúmeras técnicas.

Confira algumas obras:








Documentário:


Nenhum comentário:

Postar um comentário