sábado, 28 de março de 2015

Palestra: Guerra e Economia: as origens dos conflitos militares modernos







Palestra realizada na UNICAMP discute problemas como o surgimento das primeiras fábricas de armas e a generalização de ideias de superioridade étnica/racial/nacional pela Europa e os Estados Unidos - e os diversos genocídios levados a cabo ao longo desse período são analisados, formando uma imagem de como viemos parar onde estamos hoje. A temática central é explorar como mudou a relação entre a guerra e a economia durante todo o século XIX até a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

Apresentação: Prof. Dr. Eduardo Barros Mariutti (IE/Unicamp)
Palestrante: Thomas Victor Conti (Doutorando IE/Unicamp)

Descrição:
O Longo Século XIX é interpretado por muitos historiadores como um período "relativamente pacífico", um resultado dos efeitos do papel hegemônico que a Inglaterra desempenhara no mundo, formando a Pax Britannica. 
Contudo, se olharmos para os números do período veremos como ele foi marcado por genocídios e conflitos militares de escalas dantescas que a história mundial desconhecia desde as invasões do Império Mongol de Genghis Khan no século XIII. A Rebelião de Taiping na China (~20 milhões de mortos), o genocídio Belga no Congo (~10 milhões de mortos), o holocausto de fome britânico na Índia (~10 milhões de mortos), a Guerra Civil Americana (~1 milhão de mortos e feridos), a Primeira Guerra Mundial (~16 milhões de mortos) dentre centenas de outros conflitos
- conflitos e guerras cujo padrão continuaria a rasgar cicatrizes no mundo do século XX, com as duas guerras mundiais, o holocausto, a Grande Guerra na África, as crises de fome na China e na URSS, dentre muitos outros. É ao olharmos mais de perto o processo onde Economia e Guerra se combinaram no século XIX que, assim esperamos, poderemos compreender melhor como chegamos até aqui.

As reflexões desta apresentação são baseadas na minha dissertação de mestrado recém defendida no programa de História Econômica do IE-Unicamp:
CONTI, T. V. Guerras Capitais – um estudo sobre as transformações na competição econômica e na rivalidade política internacional: a Hegemonia da Grã-Bretanha, os Estados Unidos e a Alemanha de 1803 à 1914. Campinas: IE/Unicamp (Dissertação de Mestrado). 245pgs.

Thomas Victor Conti atualmente é Doutorando em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP, possui título de Mestre em Economia e é graduado em Ciências Econômicas pela mesma instituição. Pesquisa nas áreas de economia internacional, economia política e história econômica.
Currículo Lattes: http://goo.gl/VZQOZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário