sábado, 28 de março de 2015

Dica de Filme #3: O LADO BOM DA VIDA




Silver Linings Playbook (O Lado Bom da Vida (título no Brasil) ou Guia para um Final Feliz (título em Portugal)) é um filme estadunidense de comédia dramática e comédia romântica dirigido por David O. Russell.4 É uma adaptação cinematográfica do romance de mesmo nome publicado por Matthew Quick.5 A trama é estrelada por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, e conta com Robert De Niro, Jacki Weaver, Anupam Kher, Julia Stiles e Chris Tucker nos papéis secundários.

Silver Linings Playbook foi exibido pela primeira vez no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 8 de setembro de 2012, com a sua estreia oficial ocorrendo nos Estados Unidos em 16 de novembro do mesmo ano. Em Portugal, sua estreia ocorreu em 10 de janeiro de 2013, e no Brasil em 1º de fevereiro do mesmo ano.2 3 O filme recebeu críticas muito positivas da mídia especializada, obtendo uma aprovação de 92% no agregador de resenhas Rotten Tomatoes, e de 81% no Metacritic.6 7 Recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro, vencendo apenas a de Melhor Atriz - Comédia ou Musical.8 9 Silver Linings Playbook também recebeu oito nomeações ao Oscar, concorrendo nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.10 Mas venceu apenas a de Melhor Atriz, com Jennifer Lawrence faturando a estatueta.

Pat Solatano (Bradley Cooper), que tem transtorno bipolar, é enviado de um sanatório para a casa de seus pais, depois de oito meses de tratamento. Determinado a reconstruir sua vida, Pat deseja retomar seu casamento, e superar todos os problemas que passou. Ele descobre que sua esposa Nikki (Brea Bee), afastou-se e obteve uma ordem de restrição contra ele após um episódio violento que o mandou embora. Seu pai, Pat Sr. (Robert De Niro), está desempregado e recorrendo à apostas para conseguir levantar algum dinheiro para a construção de um restaurante.

Por ordem judicial, Pat deve ter consultas regulares com o terapeuta Dr. Patel (Anupam Kher), que avalia o progresso de seu paciente. Durante essas sessões, Pat explica novamente porque foi hospitalizado. Voltando para casa mais cedo, após o seu trabalho como professor de história em uma escola do ensino médio, ele flagra Nikki em seu chuveiro, tendo relações sexuais com outro professor, com a música de casamento dos dois, "My Cherie Amour" de Stevie Wonder, sendo tocada no aparelho de som. Enfurecido, ele quase bateu no homem até a morte. Apesar disso, Pat não acredita que precise de medicação para gerenciar sua condição.

Ao jantar com seu amigo Ronnie (John Ortiz), ele conhece sua cunhada, Tiffany Maxwell (Jennifer Lawrence), uma jovem viúva viciada em sexo; que também passa por problemas psicológicos depois de perder seu marido e ser demitida. Pat e Tiffany desenvolvem uma estranha amizade através de seus comportamentos incomuns, e ele logo vê a oportunidade de comunicar-se com Nikki através dela. Ele convence Tiffany a entregar uma carta que havia escrito à sua esposa, porém em troca, ele terá que ser o parceiro dela em uma competição de dança que está por vir. Os dois rapidamente começam a ensaiar incessantemente. Pat acredita que a competição será uma boa maneira de mostrar a Nikki que ele mudou e se tornou em um homem melhor. Durante as semanas de treinamento, Tiffany entrega para Pat uma carta digitada por sua ex-esposa, onde ela sugere cautela, podendo dar uma oportunidade para reconciliação entre os dois, caso ele prove que mudou.

As coisas vão seguindo-se normalmente, até que seu pai pede para ele ir ao estádio de futebol americano ver o jogo do Eagles, time no qual ele havia apostado todo o seu dinheiro; pois considerava-o como seu "amuleto da sorte". No início ele recusou, pois o horário do jogo era o mesmo em que tinha os ensaios com Tiffany. O Pat Sr. havia pedido para seu filho ir, pois estava proibido de entrar novamente no estádio após envolver-se em uma briga. Pat e seu irmão, Jake Solitano (Shea Whigham) vão ao local, porém acabam entrando em uma briga, e são levados pela polícia de volta para casa. Os The Eagles perdem o jogo e Pat Sr. fica furioso. Repentinamente, Tiffany chega na casa de Pat furiosa por ele ter faltado aos ensaios. Pat Sr. começa a acreditar que o fato de Pat estar andando com Tiffany fez com que seu time perdesse. Ela contradiz, e argumenta que todas as vezes em que os dois estiveram juntos, o seu time venceu; ela acrescenta que sabe "interpretar sinais", e que o The Eagles teriam vencido se Pat não tivesse ido ao estádio e ficasse treinando para o concurso de dança. Pat Sr. ficou convencido, e resolve apostar mais uma vez com seu amigo, Randy (Paul Herman), com o qual havia perdido todo o seu dinheiro, o "dobro ou nada". Uma aposta acumulada, em que para vencer, o Eagles teria que vencer o próximo jogo (que seria o último da temporada), e Pat e Tiffany teriam que conseguir pelo menos uma nota cinco na competição de dança. Após isso, Pat fica relutante quanto a sua participação no concurso, pois não queria fazer parte dessa aposta. Ele decide reler a carta escrita por Nikki, e, após analisar, percebe que foi Tiffany, e não sua ex-esposa que escreveu a carta.

Pat, Tiffany e todos os outros chegam à competição, que ocorria na mesma noite do jogo de futebol. Ao ver que Nikki compareceu ao concurso de dança, Tiffany fica estarrecida, pois estava apaixonada por Pat e não queria perdê-lo. Durante a competição, o Eagles vence o jogo. Pat acaba encontrando Tiffany no bar, onde está bebendo, e consegue convencê-la a ir a pista de dança, onde eles iniciam o seu número. No final, eles conseguem uma média exata de cinco.

Em meio aos aplausos e comemoração de sua família e dos olhares confusos da multidão, Pat aproxima-se de Nikki e conversa baixinho em seu ouvido. Tiffany vê a cena e sai do local. Pat afasta-se de sua ex-esposa após uma conversa rápida, sai, no intuito de encontrar Tiffany. Ele vai atrás dela e diz-lhe que sabe que ela forjou a carta de Nikki. Pat diz a Tiffany que se apaixonou por ela a partir do momento em que se conheceram, mas que demorou muito tempo para dizer, e os dois acabam se beijando. Eles se tornam um casal e Pat Sr. abre um restaurante com o dinheiro que ganhou.

Silver Linings Playbook foi bastante elogiado pelos críticos especializados em cinema. O agregador de resenhas Rotten Tomatoes deu ao filme uma aprovação de 92%, baseando-se em 226 críticas recolhidas, com uma nota média de 8.1/10. O consenso do site diz o seguinte: "Silver Linings Playbook anda na corda bamba com uma temática complicada, mas a direção sensível de David O. Russell e alguns trabalhos afiados de um talentoso elenco dão ao filme o verdadeiro equilíbrio". No Metacritic, a trama obteve uma média de 81/100 com base na opinião de 45 críticos. Esse percentual é considerado pelo site "aclamação universal".

No Brasil, o filme também recebeu críticas bastante positivas. Getro Guimarães do Pipoca Moderna destacou a química entre Cooper e Lawrence, a performance de De Niro e a direção de Russell. Ele ainda escreveu em sua resenha que Silver Linings Playbook poderia ser considerada como uma comédia romântica convencional, mas que também registra a possibilidade de equilíbrio em meio às neuroses, concluindo: "o filme ainda passa uma bela mensagem de superação, que é preciso saber lidar com as frustrações, não se abater e seguir em frente, pois, nem sempre o universo conspira a favor". Ele terminou classificando o filme com quatro estrelas de cinco possíveis.



Para quem gosta de: Amor para Recordar, As Vantagens de Ser Invisível.

Nota: 4 de 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário