Esse é um filme que envolve todos os tipos de emoções que filmes desse gênero não conseguem atingir (ficção cientifica) o sentimentalismo conectado a ciência tem o tom certo aqui, Christopher Nolan (trilogia Batman) consegue carta branca para criar e ter o aval de cientistas para explicar as condições do espaço e tempo mais o desenvolvimento dos personagens é uma das grandes cartas do diretor.
Comparado pela crítica a 2001, uma odisseia no espaço, clássico de Stanley Kubrick, é meio preguiçosa esse tipo de comparação, mais são épocas diferentes e os descobrimentos da ciência em relação ao espaço é ainda maior. Por ser uma ficção totalmente purista que não se via a muito tempo e colocando cientistas para ajudar a desenvolver o universo para Nolan, Interestelar merece ser reconhecido como um dos grandes últimos filmes de ficção, pois me decepcionei de uma forma gigante com Prometheus.
O filme mostra um futuro de data incerta, a Terra sofre com uma grande praga que dizimou boa parte da comida do planeta, transformando tudo em pó. A fome e sofrimento, bastante inspirados na grande crise de 1930, fazem com que a NASA opere na clandestinidade e até as missões à Lua sejam desacreditadas nos livros de história. "Não temos como justificar bilhões de dólares em gastos aqui enquanto pessoas estão morrendo de fome", diz Professor Brand (Michael Caine mais uma vez atuando sob as lentes de Nolan). Quem fica feliz em saber que a agência espacial ainda está ativa é o ex-piloto Cooper (Matthew McConaughey mantendo sua série de ótimos papéis), que tem de escolher entre ficar na fazenda com a sua família na Terra ou viajar ao espaço em busca de novos planetas onde a humanidade pode ser reconstruída.
Inédito no Brasil o livro "The Science of Interstellar" do físico Kip Thorne que é especialista em gravitação e relatividade, que foi quem ajudou o diretor a fazer o filme, além de ter sido colaborador de Hawking e Carl Sagan. Por isso esse é o filme que mais se aproxima da realidade (ou que a física explora) se você já viu o filme e quer saber mais sobre a ciência que ele explora veja o vídeo para entender:
Nota 5 de 5
Para quem gosta de: 2001, Uma Odisseia no Espaço e todos os filmes de ficção cientifica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário