Esparta: A Pólis (Cidade-Estado) Oligarquia – Militarista
Fundação: Esparta foi fundada pelos Dórios 1200 a.C (Originais da ilha de Creta).
Os Dórios possuíam, dominavam a metalurgia do metal e do ferro e possuíam grande dedicação militar.
Localização: Sul da Grécia, região da Lacônia, a sudeste da península de Peloponeso, cortado pelo Rio Eurotas, tendo também um vale cercado por uma região montanha e com vales férteis, propícios ao cultivo de cereais, oliveiras e vinhas.
Sociedade: A sociedade espartana é dividida em 3 grupos.
1º Espartanos são cidadãos pois possuem pai e mãe espartanos e por esse motivo eles se conhecem como “iguais”, são donos de terras férteis e comandam a política.
2º Periecos - Comerciantes estrangeiros
3º Hilótas - Aprisionados, trabalham em qualquer segmento, fazem de tudo.
Educação: Haviam 3 grupos
1º Laconismo: Lacônico, são aqueles que somente falam o necessário pois são vazios.
2º Xenofobia: Aversão a outras raças e culturas. (Não espartanos)
3º Xenelasia: Expulsão em massa de estrangeiros.
Hierarquia política:
1 – Diarquia: Constituído por 2 reis, sendo que 1 era responsável pelo segmento religioso e o outro pelo segmento militar. Esses reis eram integrantes das famílias rivais, mais ricas e poderosas da cidade.
2 – Gerúsia (conjunto de velhos): A Gerúsia era uma espécie de “senado”, composta pelos 2 reis mais a soma de 28 anciãos (senadores ou gerontes), escolhidos entre os nobres com nascimento a mais de 60 anos. Essa classe possuía poucos integrantes, pois a média de idade na época era de 40 e 50 anos.
3 – Eforato (éforos): Espécie de prefeitos, esse grupo era composto por 5 integrantes e suas funções eram de fiscalizar e executar
4 – Ápela: Era um conselho composto por pessoas acima de 30 anos de idade, sua função era de discutir e votar.
Curiosidade: A criança (menino) quando nascia era levado por 1 integrante da Gerúsia e esse levada a criança ao uma despenhadeiro, caso a criança tivesse alguma deformação física ou cognitiva era lançado despenhadeiro abaixo.
Caso a criança não mostrasse nenhum problema era devolvido à mãe e ela ficava com a criança até os 7 anos de idade. Após esse período o menino era levado para a escola militar e ficava lá até os 12 anos, onde depois era lançado na floresta para aprender a caçar e roubar para se manter vivo, sem ajuda de ninguém.
Caso sobrevivesse, aos 17 anos era colocado para participar de uma prova chamada: Kríptia.
A Kríptia era a matança periódica dos hilotas, o jovem que trouxesse mais cabeças de hilotas era constituído comandante de uma unidade.
A criança (menina) quando nascia, ficava com a mãe até os 12 anos de idade, após isso era levada para a escola militar, onde ficava lá até os 18 anos (era formada da mesma maneira que os meninos eram formados). Após completarem 18 anos retornavam para casa, pois já estavam prontas para o casamento.
Nesta época o homem somente casava após os 30 anos.
Atenas: O berço do regime democrático
Na época os gregos se conheciam por Helenos (Helena de Tróia)
Fundação: Atenas foi fundada pelos Jônios 1600 a.C.
Localização: Atenas é localizada em Ática, região montanhosa com planícies férteis.
Sociedade: A sociedade ateniense é dividida em 3 grupos
1º Eupátridas – Filho do Pater, proprietários de excelentes terras nas planícies (PÉDION), isto é, terras férteis.
2º Georgóis ou Gorgóis – Parentes distantes dos Eupátridas, sendo assim esses se tornam donos de pequenas terras, terras ruins para o plantio nas regiões montanhosas (DIÓCRIA).
3º Demiurgos – Não possuem nada, apenas trabalham em artesanato, escultura, sendo que muitos encontravam-se na região costeira e poucos eram contratados e moravam na região das planícies.
4º Metecos – Comerciantes estrangeiros, também encontravam-se em maior números na região costeira.
5º Thetas – Marginalizados, sendo alguns pedintes ou piratas, por serem piratas ficavam na região costeira (PARALIA).
Muitos thetas buscam fugir de Atenas por causa da miséria e escravidão (2ª diáspora grega) os thetas fugiam para outras colônias ou fundavam novas colônias.
O período da 2ª diáspora grega marca a transação do período Homérico para o período Arcaico.
PLANÍCIES FÉRTEIS (PÉDION)
REGIÃO MONTANHOSA (DIÁCRIA)
REGIÃO COSTEIRA (PARALIA)
Monarquia (séc. IX a.C)
A monarquia era formada da seguinte maneira:
1 – Basileus: Rei em grego.
2 – Areópagos: Tribunal ateniense constituído por 200 membros, eles tinham a função de julgar e seus membros eram selecionados dentro das melhores famílias atenienses.
Oligarquia (Governo de poucos)
O governo ficava dividido entre poucas pessoas que pertenciam às famílias mais importantes da cidade. (Areópagos)
Democracia (séc. VIII – VII a.C)
Neste período havia uma guerra civil, onde a população menos favorecida estava se rebelando contra as autoridades e para que houvesse um apaziguar, Drácon (Serpente) (621 a.C) foi constituído como um legislador, sua função foi transcrever as leis para que assim o povo tivesse acesso a elas.
Mesmo tornando as leis conhecidas e aplicáveis, o povo ainda continuava revoltado, pois o poder econômico e político continuava nas mãos dos aristocratas. Depois desta tentativa a alta aristocracia nomeia Sólon (594 a.C) estabelece a anistia (seisachtheia), acabou com o sistema de escravidão por endividamento, ampliou o poder à assembleia popular dos cidadãos e vinculou os direitos políticos às fortunas e não aos privilégios de sangue ou ligações familiares, trouxe um padrão monetário, criando assim 3 tipos de moedas.
DENÁRIO – OURO
SESTÊNCIA - PRATA
DRACMA – BRONZE
Mesmo com toda a mudança estabelecida por Sólon, o povo ainda estava efusivo, e mediante a situação Clisteres (521 a.C), também conhecido como o “PAI DA DEMOCRACIA”, estabelece um mecanismo que seria futuramente seguido por muitas nações. (A DEMOCACIA / GOVERNO DO POVO).
1 – Arcontes: Uma espécie de prefeitos
2 – Helieia: Escritores
3 – Bulé: Espécie de senado da época, responsáveis pela transcrição dos projetos leis.
4 – Eclésia: Assembleia, onde havia as discussões e votações dos projetos de lei.
POPULAÇÃO (MÉDIA) 400 MIL
O mecanismo da democracia é estabelecida, porém somente tinha direito legal a participar aqueles que tivessem as seguintes características:
1 – Homens (ateniense) com mais de 18 anos
2 – Filhos (atenienses) de pai e mãe ateniense
Esses eram chamados CIDADÃOS ATENIENSES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário